Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dia 12 - A receita que mais gostas de fazer #Culinária

Quero já aqui esclarecer que eu não costumo cozinhar grande coisa, para não dizer mesmo nada! No entanto, gosto muito de fazer bolos e doces e outras gordices assim. Acho que ficou óbvio que a minha receita vai ser uma sobremesa, não foi?
Pois bem, a receita que eu mais gosto de fazer porque me calha sempre bem é... Mousse de chocolate. Sim, uma bela e clássica mousse de chocolate. Fácil, rápida e um consolo para a alma.
Confesso que cada vez que vou fazer uma, tenho de ir ver umas receitas à Internet para me lembrar das quantidades, mas nunca varia muito. Ah, a minha mousse também é do mais simples que há, são só 4 ingredientes. Não há cá natas nem nada disso. Ora então cá vai:

Ingredientes:
1 tablete de chocolate de culinária (pode ser de uma marca qualquer, a última que usei era do MiniPreço e ficou uma maravilha);
6 ovos;
6 colheres de sopa de açúcar (podem ser menos);
1 colher de sopa de manteiga;

Preparação:
1. Pôr o chocolate e a manteiga a derreter em banho-Maria (pôr numa taça em cima de um tacho com água a ferver, sem que a taça toque na água. Esperar que o vapor derreta o chocolate e a manteiga);
2. Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo (aqui gosto de gastar logo uma colher de açúcar, para ajudar a bater as claras);
3. Juntar o resto do açúcar e as gemas ao chocolate (já derretido e tirado do lume). Mexer até ficar homogéneo.
4. Adicionar as claras ao chocolate, envolvendo delicadamente. Aqui é que está o segredo, é precisa muita paciência e algum amor, porque não podemos juntar as claras ali à bruta e com pressa. Temos de ir mexendo e esperar que se integrem no preparado.
5. Levar ao frigorífico durante umas horas até ficar pronta a servir.

Se isto vos correr bem (e a última que fiz estava óptima), vão ficar com uma textura fofa, mas consistente. A quantidade de açúcar pode variar, consoante queiram a mousse mais doce ou mais amarga. Pessoalmente, gosto de sentir o sabor amargo do chocolate.
Mas não ficamos por aqui, pois tenho uma variação: Mousse de After-Eight! Sim, os chocolatinhos de menta. Para quem goste do sabor a menta, esta também é uma boa opção.
A única coisa que tem de diferente é que apenas usam metade da tablete de chocolate e metade de  um pacote de after-eights. O resto é igual.

E pronto, aqui fica a receita que mais gozo me dá fazer, principalmente porque todos os que provam ficam a adorar a minha mousse de chocolate. Tenho pena de não ter nenhuma foto, mas da próxima vez que fizer, venho aqui e actualizo o post.

Assim me despeço! Tenham um resto de dia bem doce, e vivam os Santos!

Sem comentários:

Enviar um comentário