Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

6 páginas de Facebook que vale a pena seguir

Apesar de a minha terra natal ser o Twitter, a verdade é que passo igualmente muito tempo no Facebook. Sou muito menos participativa em termos de criação de conteúdo, mas gosto de ter um bom feed, em que veja coisas que me interessam. E, eventualmente, até partilho. Assim, gostaria de partilhar convosco algumas das minhas páginas preferidas, que acho que valem mesmo a pena seguir: 

Via muitas vezes amigos meus a partilhar coisas desta página, mas só no ano passado é que a comecei a seguir. Como é que não o fiz mais cedo? É capaz de ser a minha página preferida de Facebook. O nome é bastante auto-explicativo, basicamente é uma página que partilha coisas relacionadas com cultura e arte... Cinema, Música, Pintura, programas de televisão, documentários, vale tudo, desde que seja bom! Além disso, ainda estão sempre a alertar para bons filmes que passem na televisão. (Normalmente na RTP2.) Se gostam de cultura, principalmente da que foge ao mainstream, é seguir! 

Esta é a página da Aurelie Nix, uma canadiana feminista que partilha com os seus seguidores desabafos, notícias e fotografias. O mais interessante da página dela é que é uma verdadeira comunidade, já que ela criou (ou tenta criar, todos os dias) um espaço seguro para todas as pessoas, incluindo homens e mulheres trans, por exemplo. Aponta muitas vezes o dedo àquilo que é conhecido como o white feminism (digamos que é o correspondente às "Capazes" da vida), ao mesmo tempo que alerta para questões tais como: a conquista de direitos das mulheres muitas vezes significou apenas conquista de direitos para a mulher branca de classe média/alta; nem todas as mulheres têm vagina ou aparelho reprodutor feminino; aculturação; a Amy Schumer ser irritante. Se se interessam pela temática, é seguir! 

Será possível que cada vez que escrevo neste blog tenho de vir pagar à questão do veganismo? Bem, para não me alongar muito, esta foi uma das primeiras páginas Vegan que comecei a seguir. Continua a ser a minha preferida. É uma plataforma com partilhas de artigos interessantes, receitas e, principalmente, com abertura de espírito. Aqui não encontram radicalismos nem a filosofia "ou estás connosco ou estás contra nós" - posição, aliás, que o administrador da página condena. Se querem saber mais sobre o estilo de vida e perder alguns preconceitos, é seguir! 

Esta página partilha gifs engraçados, às vezes com uma ligeira pontada de politiquice, mas sempre uma delícia para quem aprecia design gráfico (eu! Eu! Eu!). Os meus gifs preferidos são os relacionados com "amanhã é segunda-feira" e "hoje é sexta" :) Se gostam de algo que apimente a vossa timeline com bom gosto, é seguir! 

Uma página essencial para quem trabalha como freelancer ou no sector da comunicação. São citações daquilo que é dito pelos clientes aos designers/publicitários/consultores. Ou é algo que dá para rir devido à ignorância inocente (do género, pode-me imprimir este vídeo do YouTube?) ou é algo que dá para rir devido ao mundo assustador em que vivemos em que o trabalho criativo não é tido em conta como propriedade (do género, gostei das suas ideias mas não vou pagar). Se são do ramo, provavelmente já seguem. Se não são e querem aprender com as gaffes dos outros, é seguir! 

Como sou uma mulher que gosta de bola em geral, e do Benfica em particular, não podia deixar de seguir esta página. Admito que a comecei a seguir aí há 3 dias, porque o autor da página tinha criado uma conta no Twitter (lá está) e houve muito sururu na minha timeline. Fui visitar a página da rede social ao lado e como é que andei a leste disto?? O criador das insónias em carvão é um talentoso do design gráfico e da animação, e aproveita isso para criar gifs e montagens relacionadas com futebol. Aviso à navegação, o autor é Benfiquista e, por isso, bastante sectário com as montagens e gifs que faz. Se gostam de bola e torcem pelo Benfica e têm sentido de humor, é seguir! 

Deixo aqui estas seis que acabam por ser as minhas páginas top-of-mind das temáticas que me interessam: cultura, veganismo, feminismo, mundo do trabalho e futebol. Gostei muito de escrever este texto e partilhar convosco estas pequenas dicas. Já me sinto tentada a fazer mais posts do género, com páginas temáticas. O que me dizem? Já seguiam alguma destas páginas? Partilhem comigo outras que também acham interessantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário